Entre em Contato

555-555-5555

mymail@mailservice.com

logo

Último dia de avaliações socioprofissionais do INSS

Luisa Leite • mar. 14, 2024

INSS realiza mutirão de avaliação socioprofissional até 15 de março em todo país

Equipes de reabilitação vão entrar em contato com os segurados. Portanto, atendimento não será por agendamento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará uma semana de mutirão de reabilitação profissional de 11 a 15 de março. O objetivo é reduzir a fila para avaliação socioprofissional de 37 mil segurados nas seis superintendências regionais do instituto, que ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Florianópolis, Pernambuco e Distrito Federal. 


“Este esforço concentrado não apenas visa reduzir significativamente o acervo de avaliações socioprofissionais pendentes, mas também reforça o compromisso do INSS com a melhoria contínua dos seus serviços e o bem-estar dos segurados ao garantir que eles recebam o atendimento necessário para a sua reabilitação profissional de forma eficiente e eficaz", destaca a chefe da Divisão de Reabilitação Profissional do INSS, Lilian Varandas.


Após a avaliação inicial, os profissionais irão prosseguir com o atendimento aos segurados considerados aptos ao programa de reabilitação profissional, assegurando a efetividade do processo.


As equipes técnicas de gestão dos serviços de reabilitação profissional nas seis superintendências regionais estarão à frente deste trabalho, oferecendo suporte integral para a realização da ação. Os segurados serão contactados pelas equipes de reabilitação profissional. Portanto, não haverá agendamento. 



Durante o atendimento extra serão disponibilizadas 4.743 vagas, distribuídas em:

  • Sudeste I: 550 vagas
  • Sudeste II : 1.530 vagas
  • SR-III: 88 vagas
  • SR Sul: 630 vagas
  • SRNE: 1.265 vagas
  • SRNCO: 680 vagas


Como funciona o serviço de reabilitação profissional

A reabilitação profissional envolve vários profissionais do INSS, com formação em Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Sociologia, Pedagogia, Serviço Social, entre outras. Estes profissionais atuam na avaliação e na condução do processo de reabilitação profissional, avaliando, informando, orientando e acompanhando os cidadãos que estão no programa. 


Os encaminhamentos ao serviço de reabilitação profissional do INSS, podem ocorrer pelas seguintes formas: por meio da perícia médica, por requerimento espontâneo e, em último caso, pela Justiça Federal.


Na perícia médica o segurado afastado por benefício de incapacidade temporária, seja por doença ou acidente e for constatada a provável impossibilidade de retorno às atividades profissionais habituais de forma permanente, ele é encaminhado para a avaliação pericial e socioprofissional.


A depender da situação poderá ser encaminhado para treinamentos, cursos profissionalizantes e aprendizados para requalificação para o exercício de uma atividade profissional compatível com sua atual capacidade laborativa e que seja mais adequada às suas condições.


Benefício

Durante o desenvolvimento do programa de reabilitação, o segurado continua recebendo o benefício e, após, concluído todo o processo e com resultado positivo, o segurado retorna ao mercado de trabalho em sua atividade originária ou em outra compatível com suas condições atuais. Em caso negativo, caso a reabilitação não seja possível, ocorre a aposentadoria por invalidez.


Importante destacar que o serviço de reabilitação profissional é um programa e não se trata de um atendimento isolado, há uma sequência de providências em inúmeras etapas, por isto existem critérios para o segurado ser considerado elegível para ingressar no programa de reabilitação profissional e possa então, ser acompanhado por um profissional que irá conduzi-lo em todas estas etapas nas formas previstas em normativas do INSS.


Após a conclusão de todo o processo, em caso de êxito, o segurado será reavaliado e se considerado apto a reingressar no mercado de trabalho em atividade compatível, receberá um Certificado de Reabilitação Profissional que lhe dará o direito de ocupar vagas previstas na legislação pertinente.


Nos casos em que for constada a inviabilidade de reabilitação, o profissional de referência do INSS dará seu parecer encaminhando-o para nova avaliação pericial a fim de verificar a possibilidade de aposentadoria por invalidez.


Diante da complexidade do processo de recuperação de um trabalhador e dos inúmeros custos que envolvem tantas atividades e tantos profissionais, já existe articulação de comunidades e empresas privadas com o INSS, em vários municípios brasileiros que tem permitido a celebração de Acordos de Cooperação Técnica (ACT’s) ou convênios para reabilitação física dos beneficiários que cumpram os critérios de elegibilidade ao programa. 


Fonte: Ascom - Instituto Nacional do Seguro Social


30 set., 2024
No dia 23 de setembro, uma ação de saúde do Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap) sobre o tema "cuidados com a pele" chegou a João Pessoa/PB. Os presentes puderam acessar informações sobre formas de manter a pele hidratada e a rotina necessária para evitar problemas de saúde. Além disso, as pessoas que estiveram na ação do Cebap receberam aferição da pressão e puderam medir o nível de glicose. Houve 71 atendimentos e 120 pessoas foram impactadas na ocasião. O evento do Cebap buscou orientar as pessoas sobre a importância de se manter hidratado, ter uma boa alimentação com ingestão de vitaminas e nutrientes adequados e usar regularmente o filtro solar para ter uma pele saudável. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) em 2022 atestam que o tumor maligno com maior incidência no Brasil é o de pele não melanoma, representando 31,3% da totalidade de casos desta natureza. Trata-se de um tipo de câncer que tem boas chances de cura quando diagnosticado e tratado precocemente e que é causado pela exposição ao sol em excesso e sem as proteções recomendadas. Os principais sintomas podem ser manchas na pele que apresentam sangramento ou coceira; feridas que tardam em cicatrizar; manchas ou sinais que mudem de tamanho, cor e forma. Veja algumas fotos da ação do Cebap realizada na capital paraibana:
27 set., 2024
Neste mês, diversas iniciativas chamam atenção para o Setembro Amarelo, campanha que busca trazer a prevenção ao suicídio para os debates públicos. No último dia 13 de setembro, o Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap) realizou uma atividade em São Paulo (SP) abordando os cuidados com a saúde mental com diversas pessoas no bairro da Vila Alpina. Na ocasião, além de receber informações sobre bem-estar e vida saudável, os presentes puderam aferir a pressão e o nível de glicose. Houve 111 atendimentos e 250 pessoas foram impactadas com a atividade da Cebap. Os visitantes ainda ganharam um suporte para celular de recordação. Em 2024, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) trabalham o tema “Se precisar, peça ajuda”, com o objetivo de chamar atenção para a importância das conversas sobre suicídio e conscientizar as pessoas para uma atitude de empatia. Desde 2015 acontece em todo o país a campanha do Setembro Amarelo, com o objetivo de falar sobre formas de prevenir o suicídio. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento gratuito durante 24 horas, em todos os dias da semana, por meio do número 188. As ações permanentes de saúde promovidas pelo Cebap costumam chamar a atenção do público e levar informações de saúde a diversos lugares do país. Confira alguns registros da ação do Setembro Amarelo em São Paulo:
Mais Posts
Share by: